Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008

Estoril Sol Residence

Se o argumento para se demolir o velho Estoril-Sol foi que era um mamarracho, e isso é discutível, a verdade é que o novo complexo habitacional que se desenha para o substituir tem uma aparência agressiva, e desenquadrada da Marginal e da entrada principal de Cascais.

 

Em seguida apresentamos um vídeo para que conheçam um pouco melhor este projecto.  Continuaremos a falar e a dar pormenores sobre este projecto.

 
 
 

A demolição do hotel foi realizada depois do projecto que a sociedade para o local estar aprovado e licenciado. Trata-se de um anteprojecto da autoria de Gonçalo Byrne que contempla um edifício de habitação, comércio e serviços composto por “três torres de vidro".

ANTES


DEPOIS

 


O projecto foi definido pelo seu próprio autor (Gonçalo Byerne ) como «uma escultura híbrida, uma consola balançada que assume a geografia do vale, que não é nem torre, nem prédio, nem construção horizontal».

Em seguida apresentamos algumas perguntas com a intenção de desencadear reacções que permitam um estudo mais aprofundado sobre os prós e os contras deste novo projecto na avenida marginal.

 

Já se deram conta do novo projecto?
Do seu impacto visual?
Da sua inadequação à Marginal, às vistas desde o mar?
Da alteração no «sky line» de Cascais?
Do encargo que deixam às futuras gerações, que o irão demolir inexoravelmente, tal como está a ser demolido o antigo Estoril-Sol?

 

O projecto é polémico há muito tempo – por causa da demolição do Hotel Estoril-Sol, por causa do desenho de Gonçalo Byrne – e só assim se entende que a apresentação de um processo iniciado há quatro anos tenha deixado o auditório da Ordem dos Arquitectos, com cerca de 150 pessoas, com muita vontade de participar e pôr questões.

publicado por projectocascais às 11:41
link do post | comentar | favorito

.Mais sobre nós

.pesquisar

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Sinteses Finais

. Cascais e a Segunrança - ...

. O que se passa no Parque ...

. Desigualdades Sociais

. Estoril Sol Residence

. Cascais eleita a melhor v...

. Gostaria de visitar esta ...

. Estatísticas

. Iluminação de Natal

. Uma volta interessante..

.Cascais e o/a:

.Visitantes


Cascais, Portugal Current Weather

.subscrever feeds